Novembro azul

Postado em Postado em Dicas, Eventos

O novembro azul é uma campanha que se caracteriza pela conscientização contra o câncer de próstata dirigida a sociedade e principalmente pessoas do sexo masculino. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos como:  Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras.

O Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula pertencente ao aparelho reprodutor masculino e está localizada logo abaixo da bexiga e na frende do reto e da uretra. Como todo órgão possui diversas células em seu composto, com a próstata não seria diferente. Porém, mesmo diante disto, a maioria dos casos de câncer de próstata tem início nas glândulas responsáveis por produzirem parte do líquido seminal (sêmen), que protege e nutre os espermatozoides. O câncer de próstata se caracteriza como consequência da transformação de células da próstata de forma anormal, podendo, assim, se espalhar por todo o órgão e, em casos mais graves, até mesmo fora dele, ou seja, para outros órgãos do corpo. Na maioria das vezes, o tumor cresce de forma lenta e estima-se que, cerca de 80% (oitenta por cento) dos pacientes com mais de 80 anos que morreram por conta de outros problemas, nem sabiam que tinham o câncer em seu organismo. Por outro lado, em outros casos, o câncer se desenvolve e se prolifera de maneira muito rápida. Descobrir em qual estágio o câncer se encontra é fundamental para determinar o tipo de tratamento que o paciente receberá. Nunca se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. Além do câncer de próstata, a atenção à saúde do homem implica ainda nos cuidados com as doenças do pênis, da bexiga e dos testículos, igualmente passíveis de câncer nestes órgãos.

Novembro azul na Avenida Paulista

Em 2015, o novembro azul chamou atenção dos homens na Avenida Paulista. Quem passou pelo Masp, em São Paulo, na manhã do dia 5 de novembro de 2015, teve a oportunidade de ser lembrado sobre a importância da prevenção quando o assunto é saúde. Uma tenda montada no Vão Livre do museu pela campanha Novembro Azul chamou atenção dos homens, que puderam fazer exames rápidos e ainda tirar dúvidas sobre o câncer de próstata. O câncer de próstata e a saúde do homem em geral também foram temas do Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, e No Meio do Dia, da Band News FM. Ambas as emissoras transmitiram sua programação ao vivo, diretamente do Masp. Batizada de Circuito da Saúde, a ação integra a programação do Novembro Azul, campanha nacional de combate ao câncer de próstata, realizada em todo o Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.

Abaixo, alguns locais onde acontecerão eventos referentes ao Novembro Azul na Avenida Paulista ou próximo dela:

  • Mutirão de Dúvidas Conjunto Nacional

Data: 10/11/2017 (sexta-feira)

Horário: 12:00 às 15:00

Local: Av. Paulista, 2073 – Consolação

  • Evento CNSH Coord. Nacional de Saúde do Homem | Ministério da Saúde

Data: 13/11/2017 (segunda-feira)

Horário: 8:30 às 13:00

Local: R. General Jardim, 36 – Vila Buarque

  • Palestra Maçonaria

Data: 23/11/2017 (quinta-feira)

Horário: 20:00

Local: Rua São Joaquim, 138 – Liberdade

Hotel Flat Bela Cintra

O Bela Cintra Flat Service é um prédio de três estrelas, localizado na Rua Bela Cintra, 196, próximo à Avenida Paulista e próximo também a grandes centros comerciais e estações de metrô. Visando o bem-estar de seus clientes, o Bela Cintra Flat dispõe de diversos serviços e possui acomodação em ambiente calmo e familiar para diversos tipos de classe social e o melhor: um ótimo custo benefício!

Se você pensa em participar das comemorações do novembro azul e não mora na cidade de São Paulo, o Bela Cintra Flat é um ótimo local para se acomodar e não chegar atrasado em seus compromissos.

As diárias vão de R$ 142,00 à R$ 236,00 reais, com quartos aconchegantes e completos indo de 28 a 65 m².

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *